A Trans World Radio – Rádio Transmundial começou em 1952, quando Paul Freed estabeleceu a organização para chegar a Espanha por radiodifusão dà partir de Tânger, Marrocos. Mais tarde, a TWR mudou-se para Mónaco, a aproveitar-se das instalações da Rádio Monte Carlo, que chegou a ser usada pelo regime nazi alemão e recuperada na altura, pelos aliados. Outros importantes locais de transmissão incluem Guam, Bonaire, Sri Lanka, Chipre, Brasil, Uruguai e Suazilândia.
Em Portugal, surgimos em 2001, quando uma pequena assembleia foi formada, tendo à frente, o saudoso, dr. José Dias Bravo, Vice-Procurador Geral da República e do seu director executivo Ruben (Rubinho) Pirola Filho, num processo longo de mais de dois anos de lutas contra o preconceito das rádios do país e até do governo, até essa data de fundação oficial e com reconhecimento governamental.
Hoje estamos presentes em todo o país através de uma rede de rádios FM e da Internet, a possuir um público de língua e expressão portuguesa pelo mundo todo de onde nos chegam notícias.